Ilha Grande

Ilha Grande possui uma extensão de 193 quilômetros quadrados e é a maior das ilhas do litoral de Angra dos Reis. As costas desta ilha possuem inúmeras penínsulas e enseadas formando praias belíssimas, cuja vegetação exuberante da Mata Atlântica completa-se com os mangues e restingas.

Ilha Grande é referência em fauna e flora em Angra

Parte integrante de um arquipélago composto de 187 ilhas e ilhotas da região conhecida como Costa Verde, o local é um dos mais bonitos do Oceano Atlântico. De cor predominantemente verde, o mar na região abriga inúmeras espécies da fauna e flora, com áreas protegidas e administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Entre as principais comunidades da Ilha estão a Praia Vermelha, a Enseada do Bananal, o Saco do Céu, a Enseada das Estrelas, Dois Rios e Provetá, entre outras. Nos núcleos habitados, praias semi-desertas e desertas como Itaguaçu, Funil, Jurubá, Castelhanos, Santo Antônio e Parnaiocas. Ao todo, são 113 praias dos mais variados tamanhos e com características únicas, com águas abrigadas ou a mar aberto. Em geral, a proximidade da Mata Atlântica e o mar é tamanha que em muitos pontos a floresta chega a tocar o mar.

Chegando a Ilha Grande

O acesso às praias da Ilha Grande pode ser feito de duas formas – através das trilhas centenárias que ligam as praias entre si ou a bordo de uma embarcação, seja uma escuna, lancha ou iate.

Seguem abaixo algumas dicas para você aproveitar ao máximo a sua estadia em Ilha Grande:

  • Como a ilha é muito extensa, faça a escolha da sua hospedagem em função das praias que deseja visitar;
  • Lembre-se que se você escolher o local de hospedagem sem levar em conta a praia desejada, poderá ter dificuldades em conhecer algumas praias;
  • A entrada de veículos motorizados é proibida, mas você encontrará trilhas belíssimas para fazer caminhadas;
  • Não leve guarda-sol e cadeiras de praia para Ilha Grande, pois devido à abundância de sombras naturais, tais acessórios não são utilizados naquelas praias.